quarta-feira, 13 de abril de 2011

A área de Artes Visuais - Quem somos nós?

Artes Plásticas são todas aquelas artes (habilidades) que trabalham especificamente com a forma, com a modelagem, com a matéria palpável, manipulável, tais como a pintura, a escultura e o desenho. Artes Visuais remete a toda estética do que se pode ver, incluem outros tipos de representação visual, os diversos usos da cor e da forma. Temos acrescentado outras linguagens visuais ao currículo inicial do Valores de Minas: fotografia, gravura, video-animação, performance, instalação, figurino, moda e grafite, bem como a interseção dessas linguagens na criação de uma manifestação expressiva única, contemporânea, sem limites definidos de área de atuação, como as que são criadas nos projetos interdisciplinares. Como exemplo: pesquisa em performance plástico/literária, unindo as linguagens visuais, cênicas e literárias.

Queremos refeletir sobre o trabalho que realizamos, a forma com que ele acontece na intereação aluno/professor, como reagimos aos diversos estímulos. Com a finalidade de tornar o processo de aprendizado mais coerente com essa amplitude e diversificação, queremos focar na pesquisa, estimulando a reflexão sobre o que se vê e o que se faz. Levantar temas que permeiam tanto o universo das artes, com suas questões técnicas, quanto o social e coletivo, além aquele íntimo e pessoal de cada um.

Dentro de cada linguagem artística, aprendemos as especificidades técnicas, o aprofundamento no saber manual específico e o aprimoramento das habilidades individuais, concomitante com uma vivencia estética que nos abra um campo amplo de possibilidades visuais e com diferentes alternativas às “formulas de beleza” consagradas. Para além dessas fórmulas -e das que se adquire no cotidiano, muitas vezes sem o crivo da consciência- queremos estimular o questionamento da própria noção de beleza na criação artística e a busca de novos parâmetros para encontrarmos nossa expressividade individual.

A força motriz do trabalho de aprofundamento técnico e estético é uma idéia comum, um pensamento que é explorado através de uma intensa reflexão conceitual. Essa reflexão se faz com a máxima exploração das possibilidades criativas, das diversas técnicas, expressões visuais, linguagens e proposições possibilitadas pelo “tema”.

É preciso que cada um se reconheçam no trabalho feito, que trabalhe seus questionamentos e percebam sua evolução no processo, assim como uma interrelação entre as atividades, desenvolvendo a expressão ao mesmo tempo objetiva e subjetiva.

O resultado que esperamos é uma plataforma de evolução continua, uma estrutura de trabalho aberta que incorpore novas mudanças para o futuro. Essa disposição para o aprendizado permanente é o mínimo que se pode esperar num tempo em que a expressão visual se reinventa continuamente, com o aporte de novas tecnologias num mundo em constante e rápida mutação.

Marina Bylaardt

Nenhum comentário:

Postar um comentário