segunda-feira, 18 de abril de 2011

Projeto: Construção da identidade








Nunca pensei que para a confecção das mascaras fosse necessário tanto cuidado, atenção e concentração. A professora de artes Mírian nos explicou passo a passo, desde a 1° etapa que seria a formação do molde do rosto à formaçao das mascaras.


1° ETAPA , passada por Mírian no dia 29/03/2011


1° Passo: Em dupla fomos dando início ao processo de criação do molde ... primeiramente passa-se vaselina para dar uma preparação na pele , para o recebimento do gesso.

2° Passo: Umidecendo as ataduras de gesso com água, vai se colocando com cuidado na pele da pessoa e passando o dedo de leve ate tampar os buraquinhos que tem na atadura. Isso faz desse segundo passo algo que tem que ter muita concentração, pois exige muitas camadas de ataduras com gesso...

3° Passo: Depois de seca, retira-se a forma com cuidado e atenção para não estragá-la e deixe-a a secar.


2° ETAPA , passada por Mírian no dia 05/04/2011


Nesse dia a Mírian nos ensinou modos mais específicos para o molde das mascaras

1°: demos mais sustentação às máscaras, preenchendo com mais ataduras de gesso

2°: preparamos a caixa com tamanho referente ao molde

3°: preparamos a massa de gesso em pequenas bacias

4°: jogamos levemente as massas na mascara impermeabilizadas

5°: deixamos descansar


3°ETAPA passada por Mirian dia 12/04/2011


Picamos jornais e colocamos na água um por um e deixamos descansar, enquanto tiramos com cuidado os moldes da máscara de gases, lixamos e consertamos com água até deixá-las lisas. Depois desse processo fomos aos poucos colocando de um em um os pedaços de jornais nas formas de gesso impermeabilizadas novamente.

Após, deixamos a máscara descansar para a próxima etapa semana que vem...

Considerações finais: é tão bom um contato imediato com sua própria forma, trabalhar com concentração em si próprio é uma experiência única.Ver você o tempo todo, fazer uma máscara pensando em seus traços é uma coisa totalmente ... mágica ... Bom, assim defino a Máscara!


Ágata Fernanda Alves do Amaral


Nenhum comentário:

Postar um comentário