segunda-feira, 18 de abril de 2011

Primeira aula

Primeira etapa: O valor do Valores

José Paulon Martins Lins

- Dois jovens estão anunciando inscrições para um excelente curso lá na biblioteca, vai lá fazer a inscrição - me disse a bibliotecaria (uma senhora muito simpatica, mas que quando incasqueta com algo, sai de baixo!).

- Ultimamente eu não estou procurando nada, já tenho muitas ocupações; eu logo respondi.

- É coisa do seu interesse, esses negócios de artes e teatro, você vai sim, garoto; disse a bibliotecaria já me acompanhando pra biblioteca.

Alguns intantes depois eu já havia me inscrito no Valores de Minas e Alguns meses depois eu nem me lembrava disto, quando ligaram para minha casa falando que estavam acontecendo as entrevistas de seleção pro Valores, foi neste momento que eu percebi que era exatamente o que eu sempre procurei (cursos artísticos que estimulassem minha criatividade), entretanto agora surgia um desafio uma entrevista seletiva sobre a qual comecei a fantasiar.

Dia da entrevista, me aprontei, passei um perfuminho, saí de casa correndo, cheguei na sede do Plug Minas (onde se encontra o núcleo Valores de Minas), entrei na fila para as entrevistas (fila esta repleta de garotas simpáticas que queriam fazer dança), comecei a me preparar pensando:- Eu quero, eu posso, eu consigo, fala pra fora, sorriso aberto, simpatia estampada na cara, perfume ok, vamos lá.

Na hora da fatídica entrevista, me tranquilizei com a extramamente simpática entrevistadora, depois que acabou bastava esperar o resultado que sairia dentro de alguns dias para começar as aulas experimentais que eram a segunda etapa da seleção.

Aprovado, as aulas experimentais logo passaram tranquilamente, onde eu pude perceber o quanto alunos e professores do valores são pessoas abertas, simpáticas, falantes e amigáveis, depois do resultado das aulas experimentais que também eliminaram algumas pessoas, agora sim estava formada a turma do valores 2011 e eu fazia parte dela.

No primeiro dia de aula depois de uma reuniãozinha mais burocrática eu tive a surpresa de perceber que eu tinha sido aprovado para as artes visuais (na entrevista tinha 4 opções de curso: artes visuais, dança, teatro e música. Minha primeira opção era teatro mas na aulas experimentais eu havia me apaixonado pelas artes visuais), e o que veio em sequência foi a primeira aula de artes visuais pra conhecer a feminina equipe de 5 professoras e o que elas pretendiam fazer.

A segunda aula, na qual as artes visuais foram definitivamente inauguradas, começou me impressionando quando a professora que ia nos orientar no dia, a Angelica, disse que como artistas nós deviamos ralaxar a mente e perceber o ambiente livremente, depois ela fez uma dinâmica na qual um novelo de linha de tricô era passado aleatoriamente de pessoa a pessoa, e a pessoa que segurava o novelo dizia o que esperava do curso, houve um unaniminidade no anseio de aprendizado e união do grupo, nesse mesmo dia nós ainda fizemos belas obras com a linha de tricô, era o belíssimo fim de uma primeira fase e o início de um ano que guardava muitas surpresas.

José Paulon



A aula da Angélica foi uma aula especial.
Foi harmoniosa, relaxante, prazeirosa e consequentemente divertida.
Ela nos fez expressar com o prazer dos 5 sentidos, que se manifestaram naquilo que sentimos, que imaginamos e pensamos.
Quando ela nos pede para fecharmos os nossos olhos, e começa a citar algumas coisas, abrimos nossas mentes e acabamos esquecendo dos roblemas que enfrentamos no dia-a-dia.
Se queres saber de algo, nunca falta a uma aula da Angélica, pois o que você presencia fica guardado na mente, pois coisas boas a gente nunca esquece, só se compartilha.


Alessandra Arruda Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário