quarta-feira, 18 de maio de 2011

O que é a Arte Visual?

A maioria das pessoas encara artes visuais como uma simples forma de desenho, pintura ou escultura, mas vai além disso. Não acho que estou exagerando quando digo que essa aula vai muito além do que os olhos humanos podem ver, porque vai mesmo. Ao terminar de ler esse texto, diga-me se não mudou de opinião.

Lembro-me da aula de artes visuais em que aprendemos sobre movimento do corpo, encarei isso com certa duvida, como se iria desenhar o movimento de um corpo? Ou até mesmo reparar em um pequeno movimento que um corpo humano faz, já que as atividades cotidianas que fazemos são rápidas e precisas. Mudei completamente meu conceito. Comecei a notar as pequenas coisas que todos julgam sem importância e vi o quão importante elas são. Vi as pessoas como elas são de verdade, consegui enxergar o sentimento que havia por traz de um olhar e percebi como vivia lotada de pessoas que não eram tão felizes como transpareciam ser.

Aos poucos, comecei a olhar o mundo de forma diferente, o vi da forma que ele realmente é em seus mínimos detalhes. Desde o pegar de um lápis, até o esvoaçar de um cabelo... Mas isso é o mínimo, pois o que me impressionou mesmo é que eu nunca tinha reparado o vento, batendo levemente nas árvores que tem em frente minha casa. Passava por elas todos os dias e nunca tinha reparado o quão bela elas são, o quão perfeita é a natureza. Só de pensar que tudo isso surgiu de um simples desenhar em folhas ao vento, eu fico meio impressionada, de como de uma pequena coisa, eu veria algo tão grande.

Na 6ª ou 7ª aula, fizemos as nossas máscaras e deixamos as nossas “máscaras” jogadas no chão. Todos nós, em todos os lugares usamos máscaras para esconder o nosso verdadeiro eu. Nessa aula, deixei a minha “máscara” cair e enxerguei através da máscara o meu verdadeiro eu e pude ver o quão extraordinário eu sou. Nós nunca nos vemos daquela forma, porque com tantas máscaras das quais estamos rodeados, acabamos não enxergando a verdadeira.

Artes Visuais é ver e enxergar as coisas de um modo diferente. É a capacidade que nós temos de nos adaptar ao mundo, é descobrir o que é o mundo de verdade e ver quem somos realmente. É trilhar o nosso próprio caminho.

E então, depois de tudo isso, sua opinião continua a mesma? (:

Luane Pinheiro Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário