quarta-feira, 11 de maio de 2011



Projeto O QUE SE PODE APRENDER COM UM DESENHO?

O conhecimento é certamente a mais eficiente ferramenta para qualquer usuário e é pertinente indagar que nos proporciona expectativas e conteúdos para o melhor desempenho. As diferentes linguagens produzidas pelo homem no decorrer histórico criaram diversas situações, conceitos e interpretações ampliadas nos contextos sociais, econômicos e políticos a cada época vivida.

Em cada momento histórico atribuiu-se valores distintos no que se basea à ciência e à arte, sendo interligados por paramentos e dualidades, como razão e o sensível, teórico e percepção estética, o conhecimento científico e a expressão artística fazendo-nos uma reflexão que tudo parte da prática e da teoria.

Nós estudantes de arte devemos estimular no processo de criação a colocar em duvida as próprias certezas e formular outras tantas questões, criar uma multiplicidade de sentidos e articular os conceitos teóricos e a prática.

Nas aulas de artes visuais há uma busca incessante de quebras estereótipos e conceitos, que prejudicam a formação ideológica do artista, através das realizações de exercícios práticos e debates em turma, impulsos para abranger as perspectivas e interpretações da percepção visual humana.

O projeto apresentado pela instrutora Márcia proporciona uma qualificação em desenho artístico, caracteriza-se basicamente na aplicação de conceitos estéticos da linguagem visual. Metodologicamente as diversas aulas de criação e observação através dos desenhos constroem a idéia de diversos sentidos a ser entendido por elementos visuais.

Aplicada em aula, conceitos da composição e estrutura da linguagem visual, revelando as várias possibilidades de visualização, criação e percepção pelos conceitos das leis da visão. Base sólida para os estudos artísticos, análise e criação das formas artísticas.

Concluindo, a busca permanente do aperfeiçoamento e de estudo é o suporte necessário para compreensão das artes. É primordial para qualquer estudante e profissional determinação, dedicação e prática para construção de projetos e trabalhos artísticos e sociais.

Wildon Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário